O primeiro candidato, entre quatro drones submetidos a testes para renovar a frota de aeronaves não tripuladas, teve seu voo operado por um militar na base de Fort Riley, Kansas, no último dia 7.
O voo bem-sucedido seria mais um passo do Exército americano no caminho da criação de um sistema de veículos de decolagem vertical, incluindo novos helicópteros, publicou o portal Defense News.
Atualmente, o drone básico amplamente usado pelos militares é o RQ-7 Shadow. Contudo, este apresenta desvantagens: necessita de uma pista para decolar e de um dispositivo de paragem para aterrissar, o que limita o seu uso.
Além disso, o drone emite forte ruído, o que dificulta a comunicação entre os militares no solo, o que não acontece com o JUMP 20.
"Estamos acostumados a gritar uns com os outros ou ter que usar os rádios para nos comunicar. Agora você pode ficar parado do lado desta aeronave [JUMP 20] e nem sequer levantar a voz", declarou Christopher McCoy, militar encarregado do controle do novo drone.
Duas fotos no Twitter mostraram parte do teste, como visto abaixo.
US Army testar möjlig ersättare till RQ-7 Shadow. Arcturus JUMP 20. https://t.co/nzznVAcBTd pic.twitter.com/ZJqNvNobfr
— Taktisk (@Taktiskse) April 11, 2020
Ainda em 2015, um vídeo publicado no YouTube, mostrou outro voo do drone.
Programa de seleção
Além do JUMP 20, outros três veículos não tripulados entraram na corrida.
São estes o V-Bat UAV, produzido pelas empresas Martin UAV e Northrop Grumman, o L-3 Harris FVR 90 e o Aerosonde HQ.
O JUMP 20 é o maior entre os concorrentes, tendo 95 kg de peso e uma envergadura de 5,5 metros. Não precisando de pista para decolar e aterrissar, a aeronave pode voar autonomamente entre nove e 15 horas.
O Pentágono planeja iniciar a exploração dos novos veículos aéreos em 2021.