"Hoje, estou instruindo meu governo a suspender o financiamento para a OMS enquanto uma revisão é conduzida para avaliar o papel da OMS em gerenciar severamente mal e encobrir a disseminação do coronavírus", disse Trump em um briefing diário da Casa Branca na noite desta terça-feira (14).
Trump observou que os Estados Unidos contribuem com a OMS de US$ 400 a US$ 500 milhões anualmente.
"Se a OMS tivesse feito o seu trabalho de levar especialistas médicos para a China para avaliar objetivamente a situação no terreno e alerta para a falta de transparência da China, o surto poderia ter sido contido em sua fonte com muito poucas mortes e certamente muito pouca morte em comparação [ao cenário atual]", avaliou.
"Isso salvaria milhares de vidas e evitaria os danos econômicos em todo o mundo", acrescentou Trump. "Com o surto da pandemia de COVID-19, temos profundas preocupações se a generosidade da América foi aproveitada da melhor maneira possível".
O presidente dos EUA afirmou que a confiança da OMS em dados inicialmente falsos da China sobre o novo coronavírus pode ter causado um aumento de 20 vezes nos casos em todo o mundo.
Os Estados Unidos continuarão a se envolver com a OMS para ver se a organização pode implementar reformas significativas, acrescentou Trump.