Recentemente, a organização de patrimônio britânica English Heritage publicou uma foto de uma das pedras de Stonehenge de um ângulo pouco usual. A imagem revela que a estrutura, de 5 mil anos de antiguidade, foi montada como peças de lego.
As grandes rochas têm buracos e partes salientes para se fixarem com as outras. Os especialistas asseguram que esta técnica permitiu que o monumento resistisse ao longo do tempo.
This is a rarely seen view of the top of one of the giant sarsen stones. The protruding tenons are clearing visible and the corresponding horizontal lintel stone would have had mortise holes for them to slot into. A bit like early Lego! pic.twitter.com/kPpRjIWJCp
— Stonehenge (@EH_Stonehenge) April 10, 2020
Esta é uma visão raramente observada do topo de uma das rochas gigantes de arenito. As espigas salientes são claramente visíveis e a pedra horizontal correspondente teria buracos de encaixe para os acomodar. Um pouco como Lego antigo!
O tweet chamou a atenção da famosa empresa de brinquedos, que respondeu em sua conta no Tweet com "ah, onde tudo isso começou". Assim, um porta-voz da empresa, citado pelo jornal Daily Mail, disse que "como companhia que tem como objetivo inspirar e desenvolver construtores do amanhã, foi uma surpresa nos vermos vinculados a construtores pré-históricos".
Uma colaboradora da English Heritage, Susan Greaney, explicou ao jornal britânico que se não fosse usada esta técnica, as peças do monumento teriam ficado bastante instáveis. "Stonehenge é o único que temos com este tipo de trabalho e configuração. É exatamente como um lego", concluiu.