Uma aeronave de reconhecimento e patrulhamento antissubmarino P-8A Poseidon dos Estados Unidos estava sobrevoando o mar Mediterrâneo quando foi interceptada por um caça multifuncional russo Su-35, de acordo com um comunicado de imprensa da 6ª Frota da Marinha dos EUA, relata Business Insider.
"A interação foi determinada como insegura, visto que o Su-35 executou em alta velocidade uma manobra invertida há 25 pés [8 metros] diretamente na frente da aeronave [dos EUA], que estava em missão, colocando em risco os nossos pilotos e a tripulação", lê-se no comunicado.
A tripulação do P-8A Poseidon informou ter sofrido uma "esteira de turbulência" durante o encontro com o Su-35 da Rússia, e, de acordo com a entidade norte-americana, a intercepção durou 42 minutos.
"Enquanto a aeronave russa estava operando no espaço aéreo internacional, esta interação foi irresponsável", acrescentou a 6ª Frota da Marinha dos EUA, reforçando esperar "que eles [russos] se comportem em concordância com os padrões internacionais para garantir a segurança e prevenir incidentes".
O Ministério da Defesa da Rússia ainda não prestou comentário sobre o caso. Anteriormente, a entidade militar russa manifestou reiteradamente que todos os voos da Força Aeroespacial russa são realizados em conformidade com os regulamentos internacionais de uso do espaço aéreo.