Caças-bombardeiros Su-24M e o submarino Kolpino da Frota do Mar Negro da Federação da Rússia conduziram exercícios de lançamento de mísseis e bombardeios contra navios inimigos simulados, relata a Sputnik.
"Durante o exercício, os operadores de drones Forpost e Orlan realizaram reconhecimento e detectaram no mar um destacamento de navios do inimigo convencional, que eram imitados pela fragata Admiral Essen e pelo navio de mísseis pequeno Orekhovo-Zuyevo", disse um comunicado do Ministério da Defesa russo.
"Os dados recebidos dos veículos aéreos não tripulados foram transmitidos para a tripulação do submarino Kolpino, que durante a sessão de comunicação recebeu o sinal para utilizar o sistema de mísseis contra os alvos marítimos", explica.
O submarino lançou um ataque condicional de mísseis sobre o "inimigo" com armas de alta precisão em estado submerso através de lançamentos eletrônicos. Por sua vez, os caças-bombardeiros Su-24M, depois de receberem dados dos alvos por parte dos drones, realizaram um bombardeio dos navios do inimigo simulado.
Na segunda-feira (13) se soube que o USS Porter, um destróier da Marinha dos EUA, entrou no mar Negro. O Ministério da Defesa russo disse na ocasião que as forças e instalações da Frota do Mar Negro estão monitorando o navio dos EUA.