O projeto NELIOTA, lançado em 2017, é de responsabilidade da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e tem como objetivo observar nosso satélite natural.
Os resultados das observações estão disponíveis no site da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). A colisão do asteroide, que aparece na imagem como uma bola de fogo incandescente, foi registrada pela missão do projeto NELIOTA, escreve portal Space Daily.
Do you see it?
— ESA Operations (@esaoperations) April 15, 2020
At the centre right of this gif, an asteroid strikes the Moon, creating a 'lunar flash'.
This 100th lunar impact detected by NELIOTA – the Near-Earth object Lunar Impacts and Optical TrAnsients project – was co-detected for the first time by @SaasstSharjah pic.twitter.com/wrrm9chlbC
No centro do lado direito deste GIF, um asteroide colide com a Lua, criando um "clarão lunar". Este é o 100º impacto lunar detectado pelo projeto NELIOTA, e detectado também por outro telescópio.
O clarão foi captado pela câmera instalada a bordo do orbitador Impactos Lunares e Transeuntes Óticos, usado por astrônomos para monitorar os clarões dos impactos de objetos celestes no lado oculto da Lua, onde é mais conveniente realizar tais observações por não receber iluminação do Sol.
Using a 35 cm telescope, a newly established team at the Sharjah Lunar Impact Observatory (SLIO) of @SaasstSharjah detected a flash on 1 March 2020. It was later confirmed that this flash was from the same event as the 100th NELIOTA detection pic.twitter.com/8Fod02cyLs
— ESA Operations (@esaoperations) April 15, 2020
Com a ajuda de um telescópio de 35 cm, a equipe do Observatório de Impacto Lunar de Sharjah detectou um clarão em 1º de março de 2020, que foi posteriormente confirmado que o clarão foi do mesmo evento da 100ª detecção do NELIOTA.
Este impacto foi o centésimo desde o início da missão de observações. Além disso, trata-se da primeira vez em que uma colisão de asteroide é registrada por dois telescópios diferentes.
A observação decorreu ainda no mês passado. De acordo com astrônomos, o impacto não foi muito grande, tendo o asteroide cerca de 100 gramas e diâmetro de aproximadamente cinco centímetros. Asteroides semelhantes frequentemente atingem a Terra, mas passam despercebidos devido às suas dimensões pequenas.