Com o avanço das tecnologias de guerra naval, as frotas de submarinos necessitam de torpedos avançados capazes de destruir o inimigo após serem disparados de distância segura entre o submarino atacante e o alvo.
Comentando as características dos torpedos usados hoje no mundo, o já aposentado operador de sonar da Marinha dos EUA Aaron Amick destacou em artigo no portal The Drive as vantagens de torpedos russos.
Em particular, Amick enfatizou o grande alcance do torpedo 65-76A, projetado para buscar o rastro de navios e os seguir.
O torpedo possui um tanque de combustível suficiente para viajar por 100 km a cerca de 90 km/h por aproximadamente uma hora.
Tal característica permite os submarinos russos se evadirem da sua inicial posição de ataque após lançar seus torpedos a grande distância de seu alvo.
Isso dificulta a tarefa do adversário de encontrar o submarino russo, ao passo que este teria tempo suficiente para ocupar uma nova posição de ataque.
Destruindo porta-aviões
Embora existam meios de eliminar tais torpedos, uma salva deles poderia ser catastrófica.
"Existem formas de vencer um torpedo que localiza o alvo pelo rastro, mas uma salva desta arma acaba com um porta-aviões", escreveu Amick.