Na quarta-feira (15) a Coreia do Norte assinalou a data do aniversário do fundador do país, Kim Il-sung, e avô do atual líder, feriado nacional conhecido como Dia do Sol.
Altos funcionário do país prestaram homenagem ao corpo embalsamado de Kim Il-sung no Palácio do Sol em Kumsusan, informou na quinta-feira (16) a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês), não mencionando no entanto o nome de Kim Jong-un como parte da delegação, ao contrário do ocorrido no passado.
Kim Jong-un também não aparece nas fotos do evento compartilhadas pelo diário norte-coreano Rodong Sinmun. A alegada ausência do líder do país asiático desencadeou especulações sobre o seu estado de saúde, relata agência Reuters.
O analista Cheong Seong-chang, do Instituto Sejong da Coreia do Sul, afirma que esta é a primeira vez que a mídia norte-coreana não noticia a presença de Kim Jong-un no feriado do aniversário de seu avô.
"Ele tem sempre ido lá nos aniversários do avô e do pai, para mostrar sua linhagem e sangue sagrado", disse o especialista. "É provável que tenha havido um problema com a sua saúde ou segurança, mesmo que seja temporário, embora seja difícil avaliar a situação".
Kim Jong-un foi visto pela última vez publicamente durante uma reunião do Partido dos Trabalhadores, no passado sábado.