A equipe relacionou o artefato com a maneira que os hominídeos foram capazes de desenvolver para caçar na Europa pré-histórica, utilizando esses itens para combate e ataque.
Além disso, o artigo publicado pela revista Nature, indica que os itens foram preservados graças ao clima e à presença de alagamentos anóxicos.
Un arma de madera, que usaron por predecesores de los neandertales hace 300.000 años encuentran en Alemania. Es un bastón arrojadizo, fabricado por los miembros de la especie 'Homo heidelbergensis', y tiene -se dice- rasgos comunes con utilizadas por los aborígenes australianos pic.twitter.com/uGvO8laRFW
— SalvadorSchwartzmann (@S_Schwartzmann) April 21, 2020
Arma de madeira, utilizada pelos antecessores neandertais há 300.000 anos, é encontrada na Alemanha. É um bastão de arremesso, feita por humanos da espécie Homo heidelbergensis, e possui características semelhantes às utilizadas pelos australianos aborígenes.
O bastão longo e pontiagudo é esculpido em madeira e tem 65 centímetros. Graças à sua descoberta foi possível encontrar vestígios de como a caça era realizada há aproximadamente 300 mil anos.
"As chances de encontrar artefatos paleolíticos construídos com madeira são praticamente nulas", afirmou o professor Nicholas Conard, um dos líderes do estudo.
Archaeologists analyze a 300,000 year-old throwing stick found at a Homo heidelbergensis site in Germany. https://t.co/fzfSMLBsm4#Archaeology #Germany #HumanOrigins #Hunting pic.twitter.com/zMEI4oOLZT
— Archaeological Conservancy (@tac_org) April 21, 2020
Arqueólogos analisam um bastão de arremesso de 300.000 anos usado por Homo heidelbergensis na Alemanha.
Além disso, esses vestígios demonstraram o progresso em relação a métodos mais rápidos e eficazes na construção de ferramentas e instrumentos utilizados nos combates e na caça, segundo o portal Horse Talk.
"São armas eficazes que podem ser usadas para matar ou ferir pássaros ou coelhos, além de cavalos, que foram mortos em grande escala na margem do lago Schoningen", ressalta Conard.
O artefato, conhecido como "bastão da morte", foi encontrado em Schoningen, no norte da Alemanha, onde outros importantes sítios arqueológicos trouxeram à tona itens relacionados ao período Pleistoceno Médio.
O "bastão da morte", que teria sido confeccionado pelos Homo heidelbergensis, provavelmente foi utilizado pelos humanos para atacar suas presas que habitavam a região.