Não há restrição ao tipo de máscara usada, que pode ser caseira. O decreto diz que a população deve utilizar o item durante deslocamento por espaços de uso comum, como ruas, estradas, praças e lagoas.
Além disso, é obrigatório no transporte público ou privado de passageiros, ambientes de trabalho compartilhados, tanto no setor público quanto nas empresas privadas.
Pessoas físicas que não cumprirem a medida não serão multadas, mas estabelecimentos poderão sofrer sanções.
Inicialmente, a prefeitura, por meio de equipes da Vigilância Sanitária, Assistência Social, Guarda Municipal e Secretaria de Ordem Pública, vai realizar ações educativas para orientar a população sobre a necessidade de usar o item.
A máscara serve para minimizar os riscos de disseminação do novo coronavírus.
O município já está sob quarentena, com as maioria do comércio fechado. Funcionários de estabelecimentos autorizados a abrir devem usar o item.
Estátuas amanhecem de máscara na cidade
Como parte da ação para alertar sobre a necessidade do uso do item de proteção, a prefeitura do Rio vestiu mais de 40 estátuas espalhadas pela cidade para chamar a atenção da população, como por exemplo a do Bellini, em frente ao Maracanã, e a de Noel Rosa, em Vila Isabel.
Além disso, serão distribuídas um milhão de máscaras de um novo tipo, feitas de celulose e biodegradável, para serem usadas por um dia e descartadas.
"O mais importante não é punir, mas conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras neste momento em que a curva de contágio do novo coronavírus se acentua na cidade. É preciso a colaboração de todas as pessoas. Um deve alertar o outro que não estiver usando máscara para que passe a usá-la, a fim de se proteger e proteger as demais pessoas", disse Crivella, segundo comunicado da prefeitura do Rio.
Município do Rio tem 3.656 casos do vírus
Segundo números atualizados do Ministério da Saúde, o estado do Rio de Janeiro tem 5.552 casos da COVID-19 e 490 mortes.
No município do Rio de Janeiro, de acordo com painel da Secretaria de Saúde, foram confirmados 3.656 casos do novo coronavírus e 303 óbitos,
No Brasil, são 45.757 casos confirmados e 2.906 óbitos.