Um vídeo gravado por 17 câmeras espalhadas em várias localidades nos Estados Unidos mostra meteoros Líridas assim que objetos luminosos acendem céu antes do sol nascer.
A chuva de meteoros ocorre todo ano, no mês de abril, quando a Terra recebe a passagem de destroços deixados pelo cometa Thatcher, oficialmente conhecido como C/1861 G1 Thatcher.
Os primeiros registros da chuva de meteoros são de 2.700 anos atrás, tornando o fenômeno um dos mais antigos espetáculos de meteoros conhecidos, informam oficiais da NASA.
"Neste ano, a lua nova deixando o céu escuro irá abrir caminho para que meteoros Líridas sejam bem visualizados, enquanto, a quantidade de objetos vistos no céu por hora pode ser baixa, o fenômeno é conhecido por criar bolas de fogo luminosas, e neste ano é esperada uma taxa de até 15 meteoros por hora", afirmou a NASA em comunicado.
Coincidência ou não, em 2020, o pico deste fenômeno coincidiu com o Dia da Terra, comemorado na quarta-feira (22) e com a Semana Internacional do Céu Escuro, quando observadores do céu do mundo inteiro se deleitam com o esplendor do firmamento noturno.