Arrokoth é um asteroide binário de contato de 30 quilômetros, consistindo de duas partes. Estas partes estão ligadas entre si por um pequeno istmo, na verdade o asteroide se formou em resultado de uma colisão entre dois corpos celestes menores.
Há muito tempo que os cientistas têm tentado explicar a forma tão estranha do asteroide e outras propriedades inusuais, como a velocidade de rotação baixa e um grande ângulo de inclinação. Se dois asteroides colidissem em velocidades elevadas, eles iriam se desmoronar.
Além disso, se os corpos celestes, girando um em torno de outro, interagissem harmoniosamente, então a velocidade de rotação de Arrokoth seria muito mais elevada do que a existente.
Físicos do Instituto de Tecnologia de Israel decidiram usar um modelo com base em uma fórmula complexa do problema dos três corpos para resolver o enigma de sua formação. Descobriu-se que a órbita dos dois predecessores do asteroide gradualmente se transformou de larga e redonda em uma elíptica extremamente excêntrica e lenta.
A transformação da órbita ocorreu sob a influência do Sol. Tal trajetória levou mais tarde a uma colisão suave entre os dois corpos, escreve portal Free News. Arrokoth é um asteroide no Cinturão de Kuiper que está voando através do limite do Sistema Solar a seis bilhões de quilômetros da Terra.