Neste fim de semana, a Sputnik Brasil recomenda a comédia "Braço de Diamante", de Leonid Gaidai. Sucesso absoluto de bilheteria, com 77 milhões de espectadores só no seu ano de lançamento, 1968, o filme está até hoje no Top 5 dos mais assistidos na Rússia.
"Braço de Diamante" conta a história de bandidos que tentaram contrabandear joias para a União Soviética escondendo-as dentro do gesso do braço de um cidadão de bem, nosso herói, Semyon Gorbunkov.
"Eu escorreguei e caí. Perdi a consciência e acordei com um gesso no braço", repete o nosso herói para cada curioso que o pergunta como ele se machucou.
Com o braço enfaixado e cheio de diamantes, Semyon Gorbunkov vira informante da polícia soviética, que o usa como isca para tentar prender os contrabandistas.
Baseada em uma história real, "Braço de Diamante" está entre os filmes mais assistidos da história da Rússia. Um dos segredos do sucesso dessa comédia, dirigida pelo mesmo diretor de "Ivan Vasilievich Muda de Profissão", Leonid Gaidai, é o seu roteiro original.
"Gaidai escolhe histórias muito boas para filmar, por isso seus filmes são superpopulares na Rússia", disse o crítico de cinema Igor Oliveira à Sputnik Brasil. "'Braço de Diamante' é uma comédia muito visual e sonora, praticamente uma onomatopeia em tela."
O filme revela como nosso herói, um simples cidadão da União Soviética, descobre que é capaz de liderar, à sua maneira, uma verdadeira operação de espionagem.
"Braço de Diamante" conta com trilha sonora original. A música tema do longa-metragem, chamada "Música das Lebres" ("Pesnya pro Zaitsev", em russo) é cantada pelo nosso herói depois de algumas boas doses de vodca, e virou um clássico da cultura russa.
"O cinema soviético sempre escolhe histórias reais para contar, coisas que podem acontecer com pessoas normais, com as quais podemos nos identificar", disse a tradutora do filme para o português, Ekaterina Pivinskaya, à Sputnik Brasil.
"A beleza das comédias russas é que, apesar de usarem uma linguagem simples e acessível, sempre nos ensinam alguma coisa sobre o comportamento humano, sobre como nossas ações afetam as pessoas ao nosso redor", disse Pivinskaya.
Isso é verdade não só para o nosso herói, mas também para o ator principal do filme, Yuri Nikulin. Estrela do cinema russo e soviético, o ator, além de representar o personagem principal, também escreveu o roteiro original do filme. Sua família inteira atua no longa-metragem: sua esposa é a guia turística, e seu filho faz uma cena clássica, na qual um menino angelical anda sobre as águas.
A comédia "Braço de Diamante" foi trazida para o Brasil pela primeira vez pelo projeto CPC-UMES Filmes, que, em parceria com os estúdios Mosfilm, reuniu uma coletânea completa de filmes russos e soviéticos legendados para o português.
Essa comédia clássica ficará disponível somente nos dias 25 e 26 de abril. Acesse aqui o filme "Braço de Diamante". A Sputnik Brasil deseja uma sessão muito divertida e faz votos para que você fique em casa nessa quarentena.