A Sputnik Brasil convida o leitor a assistir a um conto de fadas russo, baseado na obra do poeta Aleksandr Pushkin, filmado de forma tão real que só a mais ousada imaginação poderia conceber.
No filme "O Conto do Czar Saltan", um rei apaixonado deixa seu reino para travar uma guerra em terras longínquas, deixando para trás sua czarina grávida, cercada por conspiradores.
Quando a czarina dá à luz um belo menino, herdeiro do trono, os traidores enviam uma mensagem ardilosa ao czar:
"A czarina deu à luz essa noite. Não se sabe se é filho, se é filha. Não é um rato, nem um sapo, mas um bicho bem esquisito", escrevem os conspiradores.
Essa mensagem falsa irá mudar a vida de todos os nossos personagens, que deverão peregrinar por reinos distantes e invocar encantamentos para descobrir a verdade e alcançar o perdão.
"O filme fala sobre a comunicação. Hoje em dia não podemos conceber como uma mensagem pode demorar oito meses para chegar ao seu destino!", contou à Sputnik Brasil a servidora Fernanda Crancianinova. "Me lembrei da questão das fake news, como somos capazes de acreditar em uma mensagem sem questionar."
Para Fernanda, o príncipe herdeiro "é o verdadeiro herói do filme", uma vez que ele "se transforma em um mosquito" para entrar no palácio e "desvendar toda a verdade".
A escritora Sofia Nestrovski também aprovou "O Conto do Czar Saltan" e ficou particularmente impressionada com a estética do filme.
"Os cenários são muito bonitos, parecem pinturas que ganharam vida", notou Sofia. "O estilo das atuações também me impressionou, com os atores dançando e dando cambalhotas."
Realmente, é necessário muito trabalho de figurino, maquiagem e fotografia para filmar um conto de fadas. "O Conto do Czar Saltan" foi dirigido pelo russo Aleksandr Ptushko, um mestre em cinema de fantasia.
"Me marcaram muito as cenas que mostravam os salões do palácio real, com as madeiras talhadas e pintadas", ressaltou Sofia. Para ela, esses cenários típicos do folclore europeu, paradoxalmente, lhe fazem lembrar da sua infância.
"É uma questão introjetada, porque crescemos lendo contos de fadas europeus, então para nós as coisas encantadas só vão acontecer em um bosque, e nunca na mata atlântica", argumentou.
"Mas o filme me lembrou das nossas tradições folclóricas, especialmente o [escritor pernambucano] Ariano Suassuna, que também une histórias encantadas com o cenário medieval", lembrou Sofia.
Para Fernanda, o filme é ideal para assistir durante a quarentena, uma vez que "a realidade já está tão difícil", que um conto de fadas permite que "a gente se divirta um pouco e solte a imaginação".
O filme "O Conto do Czar Saltan" foi disponibilizado no Brasil pela primeira vez graças ao projeto CPC-UMES Filmes, que, em parceria com os estúdios Mosfilm, reúne uma biblioteca única de filmes russos e soviéticos legendados para o português.
Esse conto de fadas ficará disponível somente nos dias 27 e 28 de abril. Acesse aqui o filme "O Conto do Czar Saltan". A Sputnik Brasil deseja um bom filme e faz votos para que você fique em casa nessa quarentena.