As gravações cinzentas, que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos diz se tratar de "fenômenos aéreos inexplicáveis", foram anteriormente divulgadas, havendo quem acredite que mostram OVNIs.
De acordo com a agência, um dos três vídeos não classificados foi filmado em novembro de 2004 e os outros dois em janeiro de 2015.
Todos eles foram parar na Internet sem a permissão do Pentágono, mas a sua autenticidade foi reconhecida pela Marinha americana.
Com a medida, o Departamento de Defesa americano afirma querer "esclarecer quaisquer equívocos do público" sobre a autenticidade das imagens, e se há ou não mais vídeos.
"Após uma análise aprofundada, o departamento determinou que a divulgação autorizada destes vídeos não classificados não revela quaisquer capacidades ou sistemas sensíveis e não interfere em quaisquer investigações subsequentes de incursões aéreas não identificadas no espaço aéreo militar", afirmou o comunicado.
As imagens, retiradas de aeronaves militares, mostram alguns objetos voadores que, por aparência, não podem ser atribuídos a aviões, helicópteros ou outras aeronaves conhecidas.