Astrônomos da NASA calculam pela 1ª vez perda de água em cometa interestelar (VÍDEO)

© Foto / Observatório Gemini /NSF/AURAcometa interestelar 2I/Borisov
cometa interestelar 2I/Borisov  - Sputnik Brasil
Nos siga no
O cometa 2I/Borisov, que chegou ao nosso Sistema Solar vindo do espaço interestelar, foi descoberto por um aficionado em astronomia em 2019.

Entre os meses de setembro de 2019 e fevereiro de 2020, um grupo de astrônomos realizou ao menos seis observações do primeiro cometa interestelar no observatório espacial Swift da NASA, detetando que, entre 1º de novembro e 1º de dezembro, o objeto espacial produziu mais de 50% de hidroxila e, por conseguinte, água.

O aumento das emissões de hidroxila foi detetado quando o cometa estava a uma semana de fazer sua passagem mais próxima do Sol. Durante o auge deste processo, o 2I/Borisov liberou 30 litros de água por segundo, o suficiente para encher uma piscina em 10 segundos.

A sua perda durante o percurso pelo Sistema Solar é de aproximadamente 230 milhões de litros de água, ou seja, quantidade suficiente para encher 92 piscinas olímpicas.

Os cálculos da quantidade de água produzida pelo 2I/Borisov permitem aos cientistas estimar o tamanho mínimo do cometa, avaliado em 740 metros.

Os pesquisadores referem ainda que, quando o objeto interestelar estava no seu ponto mais próximo do Sol, a água era liberada a partir de ao menos 55% da sua superfície. O estudo foi publicado no The Astrophysical Journal Letters.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала