O encontro entre pilotos norte-americanos com supostos misteriosos OVNIs ocorreu em 2004 e foi gravado em vídeo, no entanto, a gravação tornou-se conhecida apenas 13 anos mais tarde, quando foi divulgado pela companhia To The Stars – uma organização que conduz pesquisas sobre vida extraterrestre. Em 2019 a Marinha dos EUA confirmou a veracidade dos vídeos.
O Departamento de Defesa dos EUA pode ter editado os vídeos recém-publicados, alega Oleg Kurbatov, chefe da Associação Russa de Ufologia. Kurbatov afirma que os militares norte-americanos divulgaram os vídeos intencionalmente a fim de justificar o grande financiamento que a entidade militar recebe do governo, podendo ter adicionado o objeto misterioso à gravação para receber mais apoio financeiro.
Outra razão pela qual o Pentágono decidiu compartilhar os vídeos é o fato que eles não revelam informações confidenciais, explica ufólogo russo.
"Já que em vídeos anteriores divulgados pelas autoridades não há informações valiosas sobre os objetos, então não há nada que possa ser estudado", disse Kurbatov.
Em 27 de abril, o Pentágono divulgou três vídeos que, segundo a entidade militar dos EUA, apresentam evidências de objetos voadores não identificados.
O encontro com um OVNI misterioso ocorreu durante exercícios militares. Dois pilotos do USS Nimitz foram encarregados de verificar o objeto avistado perto do porta-aviões. De acordo com os pilotos, o OVNI voou em alta velocidade por cima de uma estranha área turbulenta de água debaixo deles.