Arqueólogos do Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva (INRAP, na sigla em francês) estavam fazendo escavações nas proximidades de uma pequena antiga vila romana, antes localizada perto da atual cidade francesa de Annecy.
Pesquisadores encontraram uma antiga necrópole que ocupava uma vasta área e era provavelmente usada para enterrar membros da alta sociedade da época. A descoberta põe em evidência não só a arquitetura como também os objetos rituais encontrados nos túmulos.
Nas escavações arqueológicas, foram desenterrados vários itens valiosos. Dentre eles, há um bracelete de prata dourada, um conjunto de artigos de higiene pessoal cravejados de diamantes, broches de prata e broches luxuosos banhados em ouro para roupas.
Cientistas ressaltaram a impecabilidade dos itens. Além disso, na necrópole foi descoberta uma ponta de flecha, uma longa adaga de combate com um lado afiado da Alta Idade Média chamada saxo.
A datação por radiocarbono demonstrou que os artefatos foram colocados em túmulos entre a segunda metade do século V e segunda metade do século VII.
Esta descoberta ajudará a compreender melhor a história dos vilarejos nesta região francesa, provando que a população não abandonava massivamente a região. A necrópole, que ainda surgiu no Império Romano, continuou a ser usada nos séculos seguintes, tendo arqueólogos já desenterrado 227 sepulturas.