Apesar da preparação, pouco se sabe sobre a missão. Entretanto, o Pentágono afirma que novas tecnologias serão testadas.
De acordo com o cronograma de lançamento, um dos dois X-37B pilotados remotamente pela Força Aérea norte-americana decolará em sua próxima missão no topo de um foguete Atlas V, em 16 de maio, da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na costa atlântica da Flórida.
Parte da missão do X-37B é simplesmente o desenvolvimento da tecnologia reutilizável de avião espacial. Essa tecnologia está sendo disputada por diversas nações, bem como por empresas privadas como a Virgin Galactic.
"As tecnologias testadas no programa incluem orientação avançada, navegação e controle, sistemas de proteção térmica, aviônicos, estruturas e vedações de alta temperatura, isolamento reutilizável, sistemas de voo eletromecânico leves, sistemas de propulsão avançados, materiais avançados e voo orbital autônomo", acrescenta a Força Aérea dos EUA.
O X-37 foi originalmente desenvolvido pela NASA no final dos anos 90, mas o programa foi entregue à Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em inglês), um laboratório do Pentágono, em 2004, conforme Space.com.