O ataque se deu nesta última quarta-feira (29) após o governo do estado americano autorizar a abertura de algumas de suas praias ainda na segunda-feira (27).
De acordo com o canal de TV WDTV, muitos moradores de Encinitas estavam ansiosos para poderem voltar a se banhar na costa oeste americana.
Mas, pelo que parece, um tubarão chegou primeiro e atacou um surfista enquanto este estava apenas dois metros dentro da água.
De repente, o homem sentiu um impacto que acabou lhe causando ferimentos não graves, o que foi confirmado posteriormente por salva-vidas locais.
"Nós ouvimos uns salva-vidas falando no alto-falante assim como nos filmes: senhoras e senhoras, e assim por diante", afirmou Jack Shannon, banhista que estava no momento do ataque na praia de Encinitas.
Após o incidente o surfista foi levado a um hospital. Logo em seguida ficou confirmado que o ataque não foi feito com mordidas, mas por alguma pancada que o animal deu no homem.
Tubarão 'confuso'
Tentando explicar a razão do incidente, a bióloga Heidi Dewar afirmou ser possível que o predador tenha confundido o surfista com uma foca.
"É possível que a visibilidade reduzida na água, o marrom que as pessoas veem [na água] de dia, tornou mais fácil para o tubarão cometer um erro", declarou.
A presença do animal no local pouco habitual também foi associada com a estação de nascimento de tubarões na região, quando as fêmeas se aproximam da costa.