Os detalhes do futuro caça otomano foi apresentado pela TAI em um vídeo publicado no YouTube, onde se pode ver o protótipo da futura aeronave sair de um hangar, se colocar na pista e ser alvo de verificações antes da decolagem.
A segunda parte do vídeo mostra o caça voando a alta altitude e lançando um míssil. A aeronave é propulsada por dois motores com um empuxo de nove toneladas cada, o que lhe permitirá atingir uma velocidade Mach 2. A altitude de voo máxima é de 16.700 metros.
Quanto às suas dimensões, tem uma envergadura de asa de 12 metros e a área das asas será de 60 metros quadrados, bem como teria 19 metros de comprimento.
Segundo o diretor executivo da empresa turca de software Havelsan, Ahmet Hamdi, a Turquia planeja ter a nova aeronave completamente operacional em 2023.
"É um projeto em que estaremos trabalhando por muitos anos para atingir o ponto desejado. Por ser de quinta geração, é um produto a que podemos chamar de 'computador voador'. Serão mais de 20 milhões de linhas de software e centenas de módulos que funcionarão em conjunto", disse o empresário, citado pela mídia local.
A TAI está desenvolvendo o TF-X em cooperação com a Presidência das Indústrias de Defesa (SSB, na sigla em turco), órgão que foi criado pelo governo turco com o objetivo de fortalecer a indústria de segurança nacional e gerenciar o fornecimento de tecnologia militar.
O presidente da SSB, Ismail Demir, disse que quando as empresas concluírem o projeto a Turquia passará a fazer parte do clube privilegiado de países capazes de produzir aviões de caça de quinta geração, com a infraestrutura e tecnologia necessárias.
Por enquanto, somente os EUA, Rússia e China são capazes de fabricar este tipo de aeronaves.
Além disso, ele afirmou à mídia local que a cooperação entre TAI e Havelsan cobrirá muitas áreas, como treinamento e simulação integrados e suporte de engenharia em várias áreas, incluindo testes virtuais, desenvolvimento de software e segurança cibernética.
O TF-X, o avião de caça turco de 5ª geração, compartilhará algumas características técnicas com o caça multifuncional norte-americano Lockheed Martin F-35 Lightning II, que os EUA deveriam fornecer à Turquia antes de ela comprar os sistemas de defesa antiaérea russos S-400.
A Turquia está desenvolvendo o novo caça com o intuito de substituir os F-16, antes que eles sejam retirados de serviço, o que está previsto para a década de 2030.
O TF-X deverá fazer seu primeiro voo utilizando motores produzidos na Turquia em 2029.