O foguete Long March 5B decolou do local de lançamento de Wenchang, na ilha de Hainan, e oito minutos depois, um protótipo de nave espacial não tripulada se separou com sucesso e entrou em sua órbita planejada, segundo a agência de notícias Xinhua.
A versão de teste de uma cápsula de retorno de carga também se separou com sucesso do foguete, acrescentou a Xinhua.
A nave espacial um dia transportará os astronautas para uma estação espacial que a China planeja concluir em 2022 - e eventualmente para a Lua. Terá capacidade para seis tripulantes.
A espaçonave e a cápsula devem retornar a um local de pouso na sexta-feira após a conclusão de seus voos de teste, disse Ji Qiming, da Agência Espacial Tripulada da China, em entrevista coletiva.
O líder da sede de comando da missão de voo Zhang Xueyu disse que o lançamento "fortaleceu a confiança e a determinação" para as próximas etapas do programa espacial da China, informa a agência de notícias AFP.
Até agora, os Estados Unidos são o único país que enviou seres humanos com sucesso à Lua.
Mas Pequim fez grandes progressos em seu esforço para alcançá-lo, enviando astronautas ao espaço, satélites em órbita e um veículo espacial para o outro lado da Lua.