Neste ano, em razão da pandemia da COVID-19, as comemorações no Rio de Janeiro serão realizadas on-line através de um debate com historiadores.
"Como este ano a pandemia de COVID-19 nos impede, infelizmente, de realizar uma celebração presencial, faremos da Internet a principal ferramenta para a rememoração dos tombados e para a celebração da Vitória", diz a descrição do evento.
O Regimento Imortal visa homenagear a geração que participou da Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados).
Veja a programação do debate que se iniciará às 19 horas deste sábado e será transmitido através do YouTube:
- Lucas Rubio - Apresentação geral das mesas e o significado histórico do 75º Dia da Vitória;
- Ricardo Quiroga Vinhas - A batalha pela libertação da Praga e a resistência dos partisans por toda a Europa;
- Eden Pereira Lopes e João Cláudio Pitillo - A Batalha de Berlim e a Vitória da URSS na Segunda Guerra Mundial;
- Luiz de Jesus Vanitelli - O papel heroico de Georgy Júkov e as comemorações do Dia da Vitória pelos relatos de um brasileiro na Rússia.
Além das palestras, serão postadas fotos no evento organizado através do Facebook com soldados soviéticos e brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial.
"O participante poderá imprimir alguma delas [das fotos] e tirar uma foto com a hashtag: #RegimentoImortalBrasil, contando a história do combatente. Ele deverá postar no dia 9 de maio", escreveu um dos organizadores do evento.
As imagens devem ser postadas pelos participantes do evento no Instagram, Facebook ou na página do evento, sempre com a hashtag #RegimentoImortalBrasil.
"O participante poderá gravar um vídeo cantando uma canção dos aliados da Segunda Guerra Mundial. O vídeo que receber mais curtidas ganhará um livro da Editora 34", diz a organização.
Tradicionalmente, a cidade do Rio de Janeiro recebe a comemoração do Dia da Vitória no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, mas a festividade está suspensa este ano também por conta da pandemia do novo coronavírus.
"A Cerimônia do Dia da Vitória e imposição da Medalha da Vitória, agendada para o dia 8 de maio de 2020, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, está suspensa, em razão das medidas de proteção para o enfrentamento da COVID-19, conforme Portaria Normativa MD nº 30, de 17 de março de 2020", disse o Ministério da Defesa, em nota enviada à Sputnik Brasil.
Veja o vídeo da marcha do Regimento Imortal no Rio de Janeiro em 2019:
A Marcha do Regimento Imortal ocorreu pela primeira vez em 2012 na Rússia, na cidade siberiana de Tomsk. Posteriormente, cada vez mais cidades e países têm se juntado à ação.
No Brasil, o Regimento Imortal passou pela primeira vez nas ruas de São Paulo em 2017.