As medidas, que além da capital valem para Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, entram em vigor nesta segunda-feira (11) e tem prazo de duração de 15 dias. Segundo o governo, nos primeiros cinco dias em período educativo.
Serão impostas restrições à circulação de pessoas e de veículos nos cinco municípios. Até o momento, o governo, seguindo orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas recomendava para as pessoas ficarem em casa e evitarem aglomerações.
Serviços essenciais, como supermercados, farmácias e padarias continuam abrindo normalmente. Para sair de casa, será preciso apresentar documento de identidade e justificativa para o destino e o serviço buscado.
Além disso, outra regra estipulada é o uso obrigatório de máscaras, o rodízio de carros e a sanitização de ruas.
O rodízio de carros também foi implementado no município de São Paulo, onde a medida começou nesta segunda-feira.
Recife é agora a quarta capital brasileira a adotar o lockdown, após Fortaleza, São Luís e Belém. Aproximadamente 25 cidades do país estão sob confinamento atualmente.
'Vimos óbitos dobrar'
"Nos últimos dez dias, vimos o número de casos confirmados e de óbitos motivados pela COVID-19 praticamente dobrar em Pernambuco. Mesmo com todos os nossos esforços, [...] que possibilitaram a abertura, até agora, de quase 1.200 novos leitos em nossa rede de saúde, temos uma fila de espera por vaga de UTI que já ultrapassa 200 pessoas", disse o governador Paulo Câmara (PSB) em pronunciamento, segundo o portal G1.
Segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado no domingo (10), Pernambuco registra 13.275 casos da COVID-19 e 1.047 mortes. No Brasil, são 162.699 casos e 11.123 óbitos.