A calculadora é atualizada constantemente e pode ser usada gratuitamente na Internet.
Segundo especialistas do Parque de Ciência e Tecnologia da Pomerânia e da Universidade de Medicina de Gdansk (Polônia), o risco de morte por infecção de coronavírus depende claramente do estilo de vida do paciente e de doenças relacionadas, como câncer, diabetes, deficiências cardiovasculares, hipertensão e complicações dela derivadas.
Além disso, o sistema leva em consideração a idade e o sexo da pessoa. De acordo com a calculadora, a mortalidade entre pessoas sem doenças crônicas é inferior a 1%, enquanto que para um jovem de 20 anos, que nunca sofreu de nenhum distúrbio de saúde, o risco de morrer por SARS-CoV-2 cai abaixo de 0,5%.
Já para uma pessoa de 80 anos com hipertensão, essa ameaça aumentará em cerca de 5%, especificaram os cientistas.
Para desenvolver a ferramenta, os especialistas se basearam em dados de várias populações, incluindo o número de casos confirmados de COVID-19, estatísticas de mortalidade por sexo e idade, risco relativo e doenças relacionadas. O sistema também inclui estatísticas de relatórios chineses das vítimas da pandemia.
Com a finalidade de aumentar a precisão do cálculo esses dados foram ajustados, considerando também que um número significativo de pessoas infectadas não apresenta sintomas clínicos da doença.