"Constatamos que, mesmo em meio à pandemia, os nossos colegas americanos e seus aliados não param as tentativas de intensificar a confrontação, usando a situação atual para impor o seu ponto de vista, a sua visão da futura ordem mundial, daquilo que eles chamam de ordem baseada em regras, regras essas que, como é sabido, são inventadas por eles próprios", disse Lavrov na abertura da reunião de ministros do Exterior de Organização para Cooperação de Xangai (OCX).
O chanceler russo afirmou que, no contexto da pandemia de coronavírus, os EUA fazem acusações difamatórias contra a China e a Rússia.
"Ao mesmo tempo, há uma crescente pressão sobre os países que prosseguem uma política externa independente, estão sendo feitas alegações infundadas contra a China e a Rússia. São ignorados os pedidos de suspender as sanções unilaterais durante o período de combate contra a COVID-19, sanções que impedem o fornecimento de medicamentos de assistência humanitária, equipamentos e alimentos," declarou Lavrov na abertura da reunião, em formato de videoconferência.
Além disso, Lavrov acrescentou que, na atual situação, os EUA também criticam infundadamente a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em 14 de abril, Trump anunciou a suspensão do financiamento norte-americano da OMS e acusou a organização de realizar uma "má gestão", além de "encobrir a propagação do vírus".
Reunião entre grupo de contato da OCX e Afeganistão
O estado de coisas no Afeganistão está piorando e, por isso, é importante que haja interação entre Cabul e os países da OCX, disse o chanceler.
"A situação no Afeganistão continua sendo um sério desafio para a estabilidade na região. Apesar dos esforços empreendidos, a situação não está melhorando, para não dizer que está mesmo mudando para pior", comentou.
De acordo com chanceler, o desenvolvimento pacífico do Afeganistão é impossível sem a participação dos países da região, acrescentando que a Rússia considera importante a realização de uma reunião entre o grupo de contato da OCX e o Afeganistão assim que for possível.