EUA se aproveitam da situação de pandemia para impor sua visão da ordem mundial, diz chanceler russo

© Sputnik / Ramil Sitdikov / Acessar o banco de imagensMinistro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante conversações com homólogo japonês Taro Kono (imagem de arquivo)
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante conversações com homólogo japonês Taro Kono (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA usam a situação de pandemia para promover a sua visão da ordem mundial, incitando a confrontação, disse o chanceler russo Sergei Lavrov na reunião de Organização para Cooperação de Xangai.

"Constatamos que, mesmo em meio à pandemia, os nossos colegas americanos e seus aliados não param as tentativas de intensificar a confrontação, usando a situação atual para impor o seu ponto de vista, a sua visão da futura ordem mundial, daquilo que eles chamam de ordem baseada em regras, regras essas que, como é sabido, são inventadas por eles próprios", disse Lavrov na abertura da reunião de ministros do Exterior de Organização para Cooperação de Xangai (OCX).

O chanceler russo afirmou que, no contexto da pandemia de coronavírus, os EUA fazem acusações difamatórias contra a China e a Rússia.

"Ao mesmo tempo, há uma crescente pressão sobre os países que prosseguem uma política externa independente, estão sendo feitas alegações infundadas contra a China e a Rússia. São ignorados os pedidos de suspender as sanções unilaterais durante o período de combate contra a COVID-19, sanções que impedem o fornecimento de medicamentos de assistência humanitária, equipamentos e alimentos," declarou Lavrov na abertura da reunião, em formato de videoconferência.

Além disso, Lavrov acrescentou que, na atual situação, os EUA também criticam infundadamente a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 14 de abril, Trump anunciou a suspensão do financiamento norte-americano da OMS e acusou a organização de realizar uma "má gestão", além de "encobrir a propagação do vírus".

Reunião entre grupo de contato da OCX e Afeganistão

O estado de coisas no Afeganistão está piorando e, por isso, é importante que haja interação entre Cabul e os países da OCX, disse o chanceler.

"A situação no Afeganistão continua sendo um sério desafio para a estabilidade na região. Apesar dos esforços empreendidos, a situação não está melhorando, para não dizer que está mesmo mudando para pior", comentou.

De acordo com chanceler, o desenvolvimento pacífico do Afeganistão é impossível sem a participação dos países da região, acrescentando que a Rússia considera importante a realização de uma reunião entre o grupo de contato da OCX e o Afeganistão assim que for possível.

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала