Achados e perdidos: museu britânico encontra por acaso brinquedo do século I (FOTO)

© AP Photo / Alastair GrantStonehenge
Stonehenge - Sputnik Brasil
Nos siga no
Especialistas em arqueologia afirmam que a peça de couro, encontrada em museu britânico, teria sido criada para ser utilizada em brincadeiras da época.

A equipe do museu do forte romano de Vindolanda, localizado próximo à Muralha de Adriano, no norte da Inglaterra, descobriu um curioso brinquedo em forma de rato de aproximadamente 1.900 anos, que havia permanecido despercebido em uma bolsa de pedaços de couro desde sua descoberta em 1993.

Devido ao confinamento pelo coronavírus, os membros da associação Vindolanda Trust, que administra o local e seu museu, tiveram a oportunidade de rever a coleção de couro com atenção. Em uma das bolsas, algumas com centenas de pedaços, encontraram um em forma de animal, parecido com um rato.

Segundo um comunicado de imprensa publicado neste sábado (16) pela associação, o rato mede 12,7 centímetros de comprimento e até possui marcas imitando os olhos e a pele.

Se desconhece se era um brinquedo para crianças ou se era utilizado como objeto de humor, mas a descoberta deixou os arqueólogos entusiasmados. "Ainda que tenhamos uma quantidade significativa de evidências de que em Vindolanda [viviam] crianças, temos poucos brinquedos", indicou a curadora da associação, Barbara Birley.

O rato integrará a exibição permanente de objetos de couro da Grã Bretanha Romana no museu de Vindolanda, onde divertirá o público, assim como fazia há 19 séculos.

"Uma das coisas mais maravilhosas da coleção de Vindolanda é que nunca sabemos o que vamos encontrar", indicou Birley. "Apesar de que neste ano tivemos que diminuir o ritmo de nossas escavações, vemos que a coleção ainda tem tesouros escondidos para revelar", agregou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала