De acordo com mensagens publicadas no Twitter com a hashtag #GloboHack, o ataque teria sido realizado pelo grupo OurMine, conhecido por invadir sistemas com o objetivo de mostrar vulnerabilidades em sua segurança cibernética.
gente mds?? q notificação é essa? hackearam a globo play #globohack pic.twitter.com/ENBPepWLZw
— gabriel (@_bielw) May 17, 2020
Enquanto alguns internautas demonstraram preocupação com o ocorrido, elaborando até teorias da conspiração pouco depois do ataque, outros pensaram se tratar de uma estratégia de marketing da própria Globo para promover algum conteúdo.
Primeiro foi o Jornal Nacional saindo do ar misteriosamente, agora a GloboPlay sendo hackeada, socorro! 🗣 #GloboHack pic.twitter.com/crkO2EGiPS
— Diego Gomes (@putsdiego) May 17, 2020
Além do Globoplay, usuários do GShow, o portal de entretenimento da Globo, também informaram ter recebido notificações de um ataque por parte do grupo hacker.
Ihh mano chegou agr notificação do Gshow #GloboHack pic.twitter.com/NGM0IAc1TL
— Queen B TROCANDO FRALDA (@bia_meow) May 17, 2020
Usuários 'em segurança'
De acordo com a plataforma, a invasão hacker se deu apenas no sistema de notificação push do aplicativo, o que é gerenciado por uma empresa parceira, publicou o portal G1.
Além disso, a Globoplay afirmou que os invasores somente mandaram mensagens, mas que os dados de seus clientes não foram comprometidos.
Também a desinstalação do aplicativo não foi recomendada, assim como as mensagens enviadas pelos invasores somente direcionavam os usuários a um site externo.
Criado em 2014, o OurMine se destacou nos últimos anos por uma série de atos de cibervandalismo ligados a uma estratégia para fazer propaganda de seus serviços de segurança de dados. Entre suas vítimas, encontram-se personalidades da área tecnológica, empresas de mídia e novas tecnologias, artistas e associações esportivas.