Doria busca aumentar a taxa de isolamento no estado, que tem ficado abaixo das expectativas. No domingo (17), a taxa de isolamento foi de 54%, abaixo do mínimo considerado necessário de 55% para diminuir a propagação do novo coronavírus.
"A expectativa é de que o projeto possa ser analisado em regime de urgência e possa ter a aprovação majoritária dos deputados da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo", disse Doria, citado pela Agência Brasil.
A Câmara Municipal de São Paulo já aprovou nesta segunda-feira (18), em sessão extraordinária virtual, a autorização para que o executivo antecipe feriados municipais e o texto segue para sanção do prefeito Bruno Covas. Com a autorização legislativa, a prefeitura poderá definir as datas dessa antecipação por meio de decreto.
"Com essa decisão, teremos um período mais prolongado de feriados e, com isso, desejamos ter índices [de isolamento] semelhantes ao dos demais feriados e aos finais de semana", disse Doria.
O governador recomendou que prefeitos do estado sigam o gesto do prefeito Bruno Covas. Com a media, os governos de Doria e Covas buscam evitar a decretação do lockdown.
Doria destacou que o protocolo para decretar o lockdown já está pronto, mas ainda não deve ser adotado.
O estado de São Paulo tem, até o momento, 63.006 casos confirmados do novo coronavírus, com 4.823 óbitos. A ocupação de leitos no estado está em torno de 69,8%, mas já é crítica na Grande São Paulo, atingindo a marca de 89,3%.