Muitas destas armas teriam sido secretamente enviadas para o país do exterior e pagas por governos que buscam a derrubada armada do governo da Síria.
Autoridades locais encontraram nesta terça-feira (19) no sul da Síria outro grande estoque de armas e munições, incluindo mísseis antitanque TOW de fabricação americana, informa a agência de notícias SANA.
As imagens mostram mais de uma dúzia de metralhadoras pesadas, um esconderijo de lançadores de granadas propulsadas por foguete, alguns ainda selados no invólucro de proteção, centenas de caixas de munição de vários calibres e pelo menos seis mísseis antitanque TOW, assim como bazucas de fabricação israelense M72 LAW, entre outros armamentos que incluem fuzis automáticos e de precisão e granadas de mão.
Quantities of weapons and ammunition, including #US-made missiles, left behind by terrorists in the southern region of #Syria, has been seized today. pic.twitter.com/HLj0YaHm9h
— Haidar Ahmad (@Haidar_Ahmad_) May 19, 2020
Quantidades de armas e munições foram apreendidas hoje, entre eles mísseis de fabricação americana deixados por terroristas na região sul da Síria.
Segundo informações, as armas foram apreendidas no âmbito das recentes operações de inspeção completa de áreas libertadas em províncias do sul do país árabe.
Em comentários à SANA, uma fonte do governo sírio disse que é habitual as autoridades encontrarem armamento fabricado nos EUA e em Israel entre os estoques de armas usadas por terroristas, além de descobrirem dezenas de túneis, armazéns de armas subterrâneos, grandes quantidades de equipamento logístico e quartéis-generais de comando e controle que eram utilizados para atacar postos avançados e áreas civis controlados pelo Exército sírio.
Nos últimos anos, em meio a suas operações exitosas para recuperar o controle das áreas anteriormente ocupadas por rebeldes e militantes jihadistas, o Exército da Síria descobriu dezenas de milhares de toneladas de armas, que variam desde armamentos ligeiros e lançadores de foguetes e explosivos C4, a caminhões armados com metralhadoras e até mesmo tanques.