Irã apoiará qualquer nação ou grupo que lute contra Israel, afirma líder supremo Khamenei

© AP Photo / Escritório do Líder SupremoLíder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, discursa em Teerã, no Irã (foto der arquivo)
Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, discursa em Teerã, no Irã (foto der arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Irã apoiará qualquer nação ou grupo que combater Israel, declarou o líder supremo aiatolá Ali Khamenei nesta quarta-feira (20), antes da observância anual desta semana do Dia de Quds (Jerusalém) para expressar apoio aos palestinos.
"Vamos apoiar e ajudar qualquer nação ou grupo em qualquer lugar que se oponha e lute contra o regime sionista, e não hesitamos em dizer isso", escreveu Khamenei em um post em sua conta oficial no Twitter.

O Irã, arqui-inimigo de Israel no Oriente Médio, tem sido um dos principais apoiadores, junto com a Rússia, do presidente Bashar Assad durante a guerra civil da Síria, enviando conselheiros militares e milícias xiitas e regionais.

Israel, que monitora intensamente a vizinha Síria, realizou centenas de ataques aéreos contra alvos sírios visando movimentos suspeitos de armas e tropas por parte do Irã e pelos guerrilheiros libaneses do Hezbollah que Teerã patrocina.

© AP Photo / Aziz TaherApoiadores do líder do Hezbollah, Hassam Nasrallah, em um veículo adornado com fotos dele e do movimento, no Líbano, em outubro de 2019
Irã apoiará qualquer nação ou grupo que lute contra Israel, afirma líder supremo Khamenei - Sputnik Brasil
Apoiadores do líder do Hezbollah, Hassam Nasrallah, em um veículo adornado com fotos dele e do movimento, no Líbano, em outubro de 2019

Separadamente, Khamenei pontuou nesta quarta-feira que a inimizade do Irã em relação a Israel não era o mesmo que hostilidade em relação ao povo judeu.

"A eliminação do governo de Israel não significa a eliminação de judeus. Não temos um problema com o povo judeu", declarou Khamenei em um outro post em sua conta oficial no Twitter.

"'Eliminação de Israel' significa que o povo muçulmano, cristão e judeu da Palestina escolhe o seu próprio governo e expulsa estrangeiros e bandidos como o [primeiro-ministro israelense Benjamin] Netanyahu", acrescentou a mesma postagem.

Khamenei está programado para falar nesta sexta-feira (22) para comemorar o Dia de Quds.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала