"Os sistemas de suporte de vida destes submarinos foram projetados levando em consideração o caráter específico de sua exploração no Extremo Oriente russo", afirmou Yevmenov, citado pela assessoria de imprensa do Ministério da Defesa.
O primeiro da série de seis submarinos diesel-elétricos do projeto 636.3 para a Frota do Pacífico, o Petropavlovsk-Kamchatsky deve chegar à costa oriental russa até o final de 2020. Já o segundo deles, o Volkhov, está passando por testes.
A construção do terceiro e quarto submarinos (Magadan e Ufa) deste projeto foi iniciada em 2019. Além disso, a construção do quinto e sexto está prevista para começar neste ano.
A Frota do Mar Negro já recebeu seis submarinos do mesmo projeto, enquanto na Frota do Pacífico seguem operando os submarinos do projeto 877 Paltus.
O comandante também destacou que, atualmente, os componentes navais, aéreos e costeiros da Frota russa do Pacífico estão sendo modernizados, devendo receber mais submarinos nucleares de quarta geração.
"A Frota do Pacífico está em desenvolvimento ativo e modernizando seus componentes de superfície, subaquático, aéreo e costeiro. Em um futuro próximo, daremos atenção especial à manutenção da prontidão e ao desenvolvimento do agrupamento de submarinos nucleares estratégicos [...]", afirmou o comandante da Marinha de Guerra.
Yevmenov aproveitou para parabenizar os marinheiros pelo Dia da Frota Russa do Pacífico, cujo início remonta a 21 de maio de 1731, quando foi fundada a Flotilha Militar do Mar de Okhotsk.