O convertiplano denominado ZALA 421-16EV HD, que combina a funcionalidade de um helicóptero com a capacidade de longo alcance e alta velocidade de um avião, foi desenvolvido pelos engenheiros da empresa ZALA, que forma parte do consórcio.
Segundo comunicado, o equipamento já passou por testes na fábrica e em campo. Além disso, o novo sistema não tripulado se diferencia por ser um sistema adaptável exclusivo, além de combinar os mais recentes desenvolvimentos científicos e técnicos da empresa, transmitindo vídeos no formato HD (1280x720) para o centro de controle.
O convertiplano possui capacidades ilimitadas e pode ser empregado na inspeção de áreas de petróleo e gás, bem como para fotografar zonas remotas. Além disso, o equipamento é leve e possui uma autonomia de até duas horas, podendo atingir uma velocidade de até 110 quilômetros por hora. A aeronave não tripulada conta com motores reclináveis para a realização de pouso e decolagem verticais.
"A combinação das vantagens únicas da aeronave autônoma com as funcionalidades tanto de um helicóptero como de um avião, torna o ZALA 412-16EV em representante de uma nova era no desenvolvimento de equipamentos aeronáuticos não tripulados", destacou a Kalashnikov.
Atualmente, mais de dois mil sistemas aéreos não tripulados da ZALA são utilizados na Rússia para proteger as fronteiras, conduzir operações de reconhecimento e resgate e monitorar milhões de quilômetros de infraestruturas de petróleo e gás.