A Casa Branca informou ao Congresso sobre a aprovação da venda na quarta-feira (20), apesar do acordo ainda não estar finalizado.
A declaração da Agência de Cooperação de Segurança e Defesa dos EUA sugeriu que o Departamento de Estado havia liberado o envio de 18 torpedos pesados de tecnologia avançada MK-48 Mod6 para Taiwan.
"A Agência de Cooperação de Segurança e Defesa entregou a certificação necessária notificando o Congresso sobre esta possível venda hoje [19 de maio]", comunicou a agência.
A venda serviria como um "impedimento para as ameaças regionais, além de fortalecer a defesa da pátria". Além disso, serviria para ajudar os "esforços de Taiwan de modernização de suas Forças Armadas".
A confirmação do acordo ocorreu logo após Tsai Ing-wen iniciar oficialmente seu segundo mandato como presidente de Taiwan.
Taiwan é considerado território chinês, com os governos de Taipei e Pequim em uma disputa sobre quem seria o soberano sobre o território. Desde 1971, a China não tem representação de voto nas Nações Unidas, mas mantém acordos de defesa com diversos países, incluindo os EUA.