De acordo com o artigo, os ecranoplanos utilizam o efeito solo, que ocorre ao voar a uma altitude muito baixa e é uma interação entre as asas da aeronave e a superfície, formando uma "almofada de ar".
Note-se que os ecranoplanos foram criados na década de 1980-1990 para a Marinha da União Soviética. A publicação também faz referência ao projeto Lun. Esse ecranoplano de oito motores foi a maior e mais pesada aeronave existente desde meados da década de 1960 até o final da década de 1980.
"Provavelmente o mais conhecido deles, o A-90 Orlyonok, foi usado principalmente como um transporte de tropas e transporte de carga de alta velocidade para uso nos mares Negro e Cáspio", lê-se no artigo.
Segundo a edição, a criação desse aparelho causou alvoroço na comunidade de inteligência dos EUA, que apelidou o ecranoplano de "monstro do mar Cáspio".
Esses híbridos de embarcação e avião foram concebidos para o "transporte de passageiros e carga de alta velocidade em zonas costeiras marítimas", inclusive em condições de baixa temperatura – o que é de grande importância para a Rússia.
A revista observa que, devido ao derretimento do gelo, o Ártico está se tornando um local onde a concorrência está crescendo, e tais aeronaves armadas de mísseis poderiam ser utilizadas como uma força de reação rápida para patrulhar o norte da Rússia.
Além disso, a presença de novos ecranoplanos poderia servir como argumento a favor de manter uma distância suficiente dessa região durante um conflito.