O comandante da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF, na sigla em inglês), Mohammed Zalbeigi, afirmou que o desenvolvimento de outra aeronave é uma questão de tempo, apesar do peso das sanções dos EUA contra o país.
Em entrevista à agência Mehr, o comandante salientou que a IRIAF fez "considerável progresso em projetar vários tipos de aeronaves, graças aos esforços de sua equipe e de companhias baseadas em conhecimento".
"Se Deus quiser, iremos presenciar a concepção e produção de [mais uma] aeronave para a IRIAF no futuro próximo", acrescentou.
Zalbeigi agregou que o caça iraniano Kowsar, que já está em serviço, pode ser visto como um exemplo de progresso da Força Aérea iraniana.
"Durante o desfile do ano anterior todos presenciaram o voo da aeronave Kowsar", disse o comandante, se referindo aos equipamentos do caça como "os sistemas mais avançados do mundo".
Este anúncio se segue ao aumento de tensões geopolíticas entre Washington e Teerã, que escalaram após o assassínato do general iraniano Quassem Soleimani por um drone norte-americano em 3 de janeiro de 2020.