Coreia do Norte poderia integrar novo submarino em arsenal nuclear estratégico

© REUTERS / KCNALíder norte-coreano Kim Jong-un inspeciona submarino
Líder norte-coreano Kim Jong-un inspeciona submarino - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Coreia do Norte pode reforçar suas capacidades nucleares com um novo submarino e um míssil balístico lançado de submarino (SLBM, na sigla em inglês), segundo especialistas.

Em uma reunião da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores realizada pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, as partes discutiram "novas políticas para elevar a dissuasão da guerra nuclear", segundo a agência de notícias Yonhap.

Os norte-coreanos estariam elaborando planos para o desenvolvimento de "novas armas estratégicas", como mísseis balísticos intercontinentais com alcance maior, mísseis balísticos lançados de submarinos e submarinos capazes de disparar SLBM.

A inteligência sul-coreana afirma estar acompanhando de perto as atividades da Coreia do Norte, que revelou seus planos de lançamento de um novo submarino de três mil toneladas com capacidade de transportar três SLBM. A embarcação estaria sendo desenvolvida na costa leste do país, na base naval de Sinpo.

"Parece que o submarino está quase pronto para ser implantado [...] Estamos observando de perto quando o Norte realizará a cerimônia de lançamento", afirma a inteligência sul-coreana.

Atualmente, estima-se que a Coreia do Norte tenha 70 submarinos. Entretanto, a maioria deles estariam obsoletos e impróprios para operações fora das águas costeiras.

Além disso, os norte-coreanos podem realizar novos testes do SLBM Pukguksong-3, um míssil balístico de médio alcance. Anteriormente, o míssil atingiu 450 quilômetros, voando a uma altitude máxima de aproximadamente 910 quilômetros, segundo o Estado-Maior Conjunto.

© REUTERS / KCNAMíssil norte-coreano aparentemente lançado de submarino, em foto publicada pela agência de notícias local KCNA, em 2 de outubro de 2019
Coreia do Norte poderia integrar novo submarino em arsenal nuclear estratégico - Sputnik Brasil
Míssil norte-coreano aparentemente lançado de submarino, em foto publicada pela agência de notícias local KCNA, em 2 de outubro de 2019

De acordo com a inteligência sul-coreana, a Coreia do Norte desenvolveu dois mísseis do tipo Pukguksong, que atingiram aproximadamente 1.300 quilômetros.

Com isso, a inteligência da Coreia do Sul passa a acreditar em um cenário ameaçador para os EUA, estando pressionando cada vez mais para iniciar um diálogo de desnuclearização.

Desde o rompimento das negociações sobre os programas de armas nucleares com os EUA no início do ano passado, a Coreia do Norte exibiu diversos novos mísseis, bem como testes de armas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала