Como agências espaciais ajudam no combate ao coronavírus? (FOTOS)

© REUTERS / Sofia SandurskayaVentilador pulmonar (imagem de arquivo)
Ventilador pulmonar (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Entre todas as tentativas de atenuar as consequências da pandemia da COVID-19 a nível mundial, as agências espaciais não ficaram para trás.

A NASA dos EUA, a Corporação Estatal de Atividades Espaciais da Rússia (Roscosmos), e a Agência Espacial Europeia (ESA, na sua sigla inglês) trabalham desde o início da pandemia em diversos projetos para fornecer soluções no combate ao vírus.

Estas são algumas das contribuições feitas até agora.

Ventiladores pulmonares

Notícia: Hoje, um ventilador de alta pressão, desenvolvido pelos engenheiros da NASA e adaptado para tratar pacientes com coronavírus, foi aprovado para uso pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) conforme a Autorização de Uso Emergencial

Engenheiros da NASA na Califórnia desenvolveram um ventilador pulmonar de alta pressão para tratar pacientes com COVID-19. O aparelho foi projetado para tratar pacientes menos graves, que não requerem um ventilador com todas as funções.

Portanto, é possível manter o fornecimento limitado dos ventiladores tradicionais do país para pessoas que apresentam sintomas mais severos da doença.

Segundo explicaram os engenheiros envolvidos no projeto, "a construção do aparelho é mais rápida, pois é composto de menos peças que ventiladores convencionais, o que torna sua produção mais econômica". Além do mais, o ventilador da NASA leva peças já disponíveis no mercado, para não competir com o fornecimento existente de ventiladores comuns.

Uma invenção similar foi desenvolvida pela Roscosmos, que criou um ventilador pulmonar para ambulâncias e transferência de pacientes a salas de internação.

Segundo indica o site oficial da agência espacial russa, as primeiras mil unidades chegarão às instituições médicas em junho, e se espera que o número cresça progressivamente uma vez que o primeiro fornecimento entre em funcionamento.

Impressões médicas 3D

A ESA colocou seus especialistas a serviço da emergência sanitária. O Centro de Astronautas Europeu de Colônia, na Alemanha, destinou duas de suas impressoras 3D a dispositivos médicos para apoiar funcionários da saúde na Europa.

Inovação em tecnologia habilitada para o espaço está descobrindo novas soluções para lidar com a pandemia da COVID-19.

Estas viseiras da Maker vs. Virus e ESA utilizam tecnologias de impressão 3D para proteger trabalhadores essenciais

Máscaras de oxigênio

Outra importante contribuição foi a criação de Máscaras de Oxigênio de Pressão Positiva (VITAL, na sigla em inglês), elaboradas pelo Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA. Também com o fim de substituir os ventiladores convencionais por aparelhos que fornecem oxigênio a pacientes com sintomas mais leves, estas máscaras especiais funcionam como uma "máquina de pressão positiva contínua nas vias respiratórias" para pessoas com pulmões funcionando limitadamente.

Contribuições críticas da NASA na luta contra a COVID-19

Ventilador VITAL - Laboratório de Propulsão a Jato na Califórnia

Capacete de Pressão Positiva do Vale Aeroespacial - Centro de Pesquisa de Voo Armstrong na Califórnia

Sistema de Descontaminação de Superfície - Centro de Pesquisa Glenn em Ohio

Os Capacetes de Pressão Positiva do Vale Aeroespacial foram aprovados com êxito por médicos e aguardam a autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA para seu uso em casos de emergência. Enquanto isso, a NASA elabora 500 exemplares.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала