De acordo com as ISPR, o veículo autônomo aéreo havia entrado por 650 metros no lado paquistanês da Linha de Controle – uma linha de controle militar entre Índia e Paquistão, na região da Caxemira.
#PakistanArmy troops shot down an Indian spying #quadcopter in Rakhchikri Sector along LOC.
— DG ISPR (@OfficialDGISPR) May 27, 2020
The quadcopter had intruded 650 meters on Pakistan’s side of the #LOC. pic.twitter.com/ZARleWqaat
Tropas do Exército do Paquistão abateram um quadricóptero de espionagem indiano no setor de Rakhchikri ao longo da LOC. O quadricóptero se introduziu 650 metros no lado paquistanês da LOC
Anteriormente, o ministro da Defesa indiano Rajnath Singh afirmou que o Paquistão estava operando plataformas de lançamento terroristas do seu lado da linha e tentou atravessar a fronteira para o lado indiano.
Tropas da Índia e do Paquistão estão se bombardeando e disparando artilharia umas contra as outras no setor de Rakhchikri já há um mês.
Esta é a segunda vez em um ano que o Paquistão alega invasão por drone indiano de seu espaço aéreo. Em março de 2019, o país afirmou que um quadricóptero entrou por 150 metros em seu espaço aéreo.
A situação na Caxemira é tradicionalmente tensa devido a reivindicações conflitantes de soberania por parte de Nova Deli e Islamabad. As tensões aumentaram em agosto de 2019, quando o governo indiano anulou o status autônomo especial da Caxemira.