Mistério prateado: broche do século IX enche arqueólogos de perguntas no Reino Unido (FOTO)

© AP Photo / Matt DunhamEscavações de sítio arqueológico no Reino Unido (imagem referencial)
Escavações de sítio arqueológico no Reino Unido (imagem referencial) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A origem de um broche de 1.100 anos encontrado em um campo britânico seguirá sendo "um mistério", que provavelmente nunca se resolverá.

O pequeno disco de prata do final do século IX foi descoberto em um campo em Great Dunham, no condado de Norfolk, no Reino Unido, durante o plantio de um jardim no meio da terra.

A procedência desta terra é desconhecida e, portanto, será impossível determinar a origem da descoberta surpreendente.

O disco de prata do final do século IX foi descoberto em um campo em Great Dunham, Norfolk

O Museu Britânico, uma referência internacional em termo de artefatos da antiguidade, declarou que a descoberta é de "importância nacional".

O broche foi encontrado por "caçadores" de objetos perdidos em 9 de maio de 2019. Inicialmente, acreditava-se que a peça fosse da época Vitoriana, e arqueólogos locais foram chamados.

A peça, de 7 centímetros de diâmetro, apresenta uma cruz com braços côncavos em uma salamandra. Está decorada com animais e com um alfinete na parte traseira.

Durante a escavação, arqueólogos encontraram um arador do século XIX enterrado a uma profundidade maior que o broche. Este achado sugere que a peça foi depositada de outro lugar.

"Creio que agora seria difícil rastrear a procedência do broche. Creio que seguirá sendo um mistério", expressou à BBC o arqueólogo Steven Ashley.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала