Japão afirma estar 'seriamente preocupado' com nova lei de segurança nacional de Hong Kong

© Sputnik / Miguel Сandеla / Acessar o banco de imagensMulheres usando máscaras em rua de Hong Kong
Mulheres usando máscaras em rua de Hong Kong - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Japão expressou preocupação por meio de seu Ministério das Relações Exteriores nesta quinta-feira (28) com a aprovação de legislação na China que altera as regras de segurança nacional em Hong Kong. 

De acordo com Pequim, as alterações tornam ilegal atividades subversivas e secessionistas. As novas regras foram aprovadas pelo parlamento chinês com o apoio de oficiais de alto escalão de Hong Kong, mas foram recebidas por uma onda de protestos na cidade, já que os moradores temem perder direitos.

"O Japão está seriamente preocupado com a decisão tomada pelo Congresso Nacional Popular da China em relação às políticas para a Região Administrativa Especial de Hong Kong em meio a fortes preocupações expressas pela comunidade internacional e pelo povo de Hong Kong e pela situação em questão em Hong Kong", afirma a chancelaria japonesa em comunicado. 

O ministério declarou que Hong Kong é um parceiro importante para o Japão e o país está interessado no desenvolvimento da ilha sob o princípio de "um país, dois sistemas".

"É uma política de longa data do Japão atribuir grande importância à manutenção do sistema livre e aberto que Hong Kong está desfrutando e ao desenvolvimento democrático e estável de Hong Kong sob a estrutura do 'um país, dois sistemas'", afirmou Tóquio no comunicado. 

A chancelaria japonesa acrescentou que continuará monitorando os desenvolvimentos em torno do projeto, cooperando com outros países e "lidando com a situação de maneira apropriada".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала