Geralmente, muitos passageiros desobedecem a esta regra, sem acreditar que existe algum risco em manter seus dispositivos conectados. Porém, isto representa um risco para todos a bordo.
Um funcionário da equipe de Tecnologia de Voo da British Airways revelou ao tabloide Express as razões pelas quais telefones devem permanecer em modo de avião durante todo o voo.
"O setor tem tido diversos relatos ao longo dos anos sobre defeitos de funcionamento associados a uso de telefones celulares. Ainda que os sistemas tenham sido aperfeiçoados, os reguladores do setor são cautelosos por implicações de segurança", comenta o funcionário. "Sinais de telefones móveis podem interferir com os sistemas de navegação e aterrissagem da aeronave."
Uma vez que o modo de avião é acionado, todo e qualquer sinal transmitido em frequência de rádio é bloqueado. Portanto, os usuários não conseguem usar seus celulares para qualquer coisa que demande sinal, como telefonar ou receber e enviar mensagens.
Bobby Laurie, ex-comissário de voo, explicou que durante voos não deve existir margem para riscos. Segundo ele, não desconectar o telefone pode causar ruído nos sistemas de comunicação de voo.
"É raro, mas ainda existe interferência com alguns tipos de celulares ou a combinação de muitos celulares ainda conectados", comentou Bobby.
Equipamentos eletrônicos transmitem sinais eletromagnéticos quando ativados, buscando se conectar com redes disponíveis. Por este motivo, como precaução adicional, as companhias aéreas solicitam que celulares sejam desligados antes da decolagem e aterrissagem de aeronaves.