"O ato de transferência e aceitação do navio foi assinado hoje em Severodvinsk", disse ele.
Em um futuro próximo, a bandeira da Marinha russa será hasteada no navio, que passará a fazer parte da estrutura de combate da Frota do Norte da Rússia.
Completada a saída de controle para o mar, o Knyaz Vladimir chegou à cidade portuária de Severodvinsk, no noroeste da Rússia, à fábrica de construção naval Sevmash.
Посмотреть эту публикацию в Instagram
O submarino se encontrava no mar Branco desde 12 de maio, onde foram realizados testes de controle, primeiro na superfície e depois em posição submersa.
A parte principal dos testes, incluindo o lançamento de mísseis e torpedos submarinos, foi realizada no final do ano passado.
O Knyaz Vladimir é o principal submarino do revisto projeto 955A (Borei-A) de submarinos nucleares da quarta geração, diferindo das embarcações do projeto 955 pelos contornos do casco, baixo ruído e sistema melhorado de controle.
A principal arma dos submarinos da classe Borei é o míssil balístico intercontinental Bulava, equipado com seis ogivas de carga independente com alcance de 9.300 quilômetros, estando igualmente armado com modernas armas de minas-torpedo.
O submarino líder do projeto 955, Yuri Dolgoruky, passou a fazer parte da Frota do Norte em 2013. Os outros dois, Aleksandr Nevsky e Vladimir Monomakh, estão a serviço da Frota do Pacífico desde 2014. O quinto, o Knyaz Oleg, está em fase de conclusão da construção.