O prefeito anunciou a medida através de sua conta no Twitter.
New Yorkers: I’ve spoken with @NYGovCuomo and for everyone’s safety we have decided to implement a citywide curfew in New York City tonight. It will take effect at 11pm and be lifted at 5am tomorrow morning.
— Mayor Bill de Blasio (@NYCMayor) June 1, 2020
Nova-iorquinos: falei com o governador de Nova York, Andrew Cuomo, e para a segurança de todos decidimos implementar um toque de recolher em toda a cidade de Nova York hoje à noite. Ele entrará em vigor às 23h00 e acabará às 5h00 [6h00 no horário de Brasília] na manhã de amanhã.
O prefeito nova-iorquino justificou a medida afirmando que houve registros de violência e danos materiais ao longo da noite anterior, especificamente nas regiões de Lower Manhattan e Downtown Brooklyn. O governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou também que polícia de Nova York dobrará sua presença na cidade.
Os protestos na cidade de Nova York começaram pacificamente na semana passada após o assassinato de George Floyd, em 25 de maio, um homem negro desarmado que morreu asfixiado enquanto estava sob custódia policial em Minneapolis, no estado norte-americano de Minnesota.