De acordo com a entidade militar britânica, o incidente aconteceu nesta terça-feira (2) quando aeronaves Typhoon foram acionadas para interceptar um avião de reconhecimento Il-20 que estava operando sobre o mar Báltico.
Segundo o comunicado, o incidente ocorreu no dia 2 de junho. Por enquanto não foram prestados quaisquer comentários por parte do Ministério da Defesa russo.
A intercepção ocorreu no quadro da missão de patrulhamento aéreo, conduzida por forças da OTAN desde 2004 nos países bálticos.
A missão da Força Aérea Real começou em 1º de maio, quando a ala aérea expedicionária 135 assumiu o papel reforçado de patrulhamento aéreo em conjunto com o destacamento da Força Aérea espanhola a partir da base aérea de Siauliau.
RAF Typhoon fighter jets deployed to Lithuania as part of the @NATO Air Policing mission have carried out their first intercept of a Russian Military Aircraft off the Baltic coast.
— Royal Air Force (@RoyalAirForce) June 2, 2020
Read more: https://t.co/VIxIkyCHeK pic.twitter.com/wnX1nVvvfu
Caças Typhoon da Força Aérea britânica enviados para a Lituânia no âmbito da missão de policiamento aéreo da OTAN realizaram sua primeira missão de intercepção de avião militar russo ao largo da costa do Báltico.
Na semana passada, as forças de defesa antiaérea da Rússia escoltaram dois bombardeiros estratégicos B-1B dos EUA sobre os mares Negro e Báltico, obrigando-os a se afastar da fronteira russa.