Majid Taheri, que foi preso por violar as sanções de Washington contra Teerã, será trocado pelo veterano da Marinha dos Estados Unidos Michael White. O anúncio foi feito pelo ministro iraniano na sua conta do Twitter.
Pleased that Dr. Majid Taheri and Mr. White will soon be joining their families.
— Javad Zarif (@JZarif) June 4, 2020
Prof. Sirous Asgari was happily reunited with his family on Weds.
This can happen for all prisoners. No need for cherry picking.
Iranian hostages held in—and on behalf of—the US should come home.
Satisfeito que o Dr. Majid Taheri e o Sr. White em breve se reunirão com suas famílias. Sirous Asgari se reuniu alegremente com sua família na quarta-feira [3]. Isso pode acontecer para todos os prisioneiros. Não há necessidade de escolhas aleatórias. Reféns iranianos mantidos em - e em nome dos - EUA deveriam voltar para casa.
No início da quinta-feira (4), o presidente Donald Trump anunciou que White havia embarcado em um avião suíço e deixado Teerã depois de ser libertado pelas autoridades iranianas.
White foi detido em 2018 e depois foi condenado por insultar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e condenado a 13 anos de prisão. O cidadão estadunidense foi solto da cadeia sob licença médica em março, em meio à atual pandemia de COVID-19, e conseguiu refúgio na Embaixada da Suíça em Teerã.
Taheri, um profissional médico, e Asgari, um cientista, estavam cumprindo pena em prisões dos Estados Unidos por violar as sanções de Washington contra Teerã. As autoridades iranianas anunciaram na terça-feira (2) que Asgari, que supostamente testou positivo para o coronavírus, está a caminho do Irã.