"Um pequeno ninho de vespas em um armazém em Monmouthshire foi destruído, mas Defra [Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais] não confirmou que era um ninho de vespas asiáticas. Os apicultores da região estão de olho nas vespas asiáticas", confirmou a associação.
"Todos os apicultores devem vigiar vespas e continuar procurando ninhos em galpões e árvores durante suas caminhadas ao ar livre", complementaram.
As vespas asiáticas não são nativas do Reino Unido, mas já foram vistas em vários locais, incluindo os condados de Staffordshire, Hampshire e Kent.
Os insetos são um pouco menores que a vespa europeia nativa e, embora geralmente não sejam perigosas para os seres humanos, elas representam um risco para as abelhas polinizadoras.
Atualmente, não existem populações conhecidas de vespas asiáticas no Reino Unido, mas isso pode mudar conforme se aproxima o verão no Hemisfério Norte.
"Pessoas devem estar atentas à chegada desta espécie invasora não nativa durante todo o ano, mas principalmente durante a primavera, o verão e o outono [no Hemisfério Norte], quando a maioria dos insetos está ativa", disse ao The Mirror a ecologista Helen Roy.