Berlim não exclui impor taxas ao gás dos EUA caso Washington continue a pressionar Nord Stream 2

© Sputnik / Mikhail GolenkovNavio-grua Akademik Chersky, apto a concluir a construção do gasoduto Nord Stream 2
Navio-grua Akademik Chersky, apto a concluir a construção do gasoduto Nord Stream 2 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Alemanha pode impor penalidades sob forma de taxas alfandegárias ao gás americano se Washington não parar a pressão sobre a construção do gasoduto Nord Stream-2.

A possibilidade foi adiantada hoje (5) por Klaus Ernst, chefe do Comitê da Energia do Bundestag (parlamento alemão).

A Sputnik havia solicitado a Klaus Ernst que comentasse o projeto de lei de sanções ao gasoduto que já se encontra em construção.

Para o político, "o comportamento dos EUA neste assunto não se pode mais considerar como um ato amigável, mas sim como ingerência na soberania da Alemanha e da UE".

Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) é um novo gasoduto de exportação que vai da Rússia para a Europa através do mar Báltico, proporcionando uma ligação direta entre a Gazprom e os consumidores europeus. Também garantirá um fornecimento altamente seguro de gás russo para a Europa.

Um projeto de lei foi ontem (4) apresentado ao Senado dos EUA, tendo seus autores proposto a imposição de restrições e sanções às seguradoras que emitam apólices aos navios que trabalham na construção do gasoduto na zona do mar Báltico.

© Sputnik / Aksel ShmidtNord Stream 2 em construção no mar Báltico (foto de arquivo)
Berlim não exclui impor taxas ao gás dos EUA caso Washington continue a pressionar Nord Stream 2 - Sputnik Brasil
Nord Stream 2 em construção no mar Báltico (foto de arquivo)

Um representante do Ministério da Economia alemão afirmou hoje (5) que Berlim estava seguindo atentamente o comportamento dos EUA a este respeito e que rejeitava categoricamente qualquer tipo de sanções extraterritoriais.

Sanções contra o Nord Stream-2

No final do ano passado, os Estados Unidos adotaram um novo orçamento de defesa, que incluiu sanções e restrições contra empresas envolvidas na implementação do Nord Stream-2.

A título de exemplo, refira-se que a Allseas, empresa suíça envolvida no assentamento do gasoduto, suspendeu seus trabalhos.

Vale recordar que a construção do gasoduto Nord Stream-2, destinado a aumentar o fluxo de gás russo para a maior economia da Europa, foi paralisada há cinco meses depois do presidente dos EUA, Donald Trump, ter imposto sanções que obrigaram à suspensão das obras.

O ministro russo da Energia, Aleksandr Novak, afirmou em dezembro de 2019 que o uso do navio-grua de colocação de tubos russo Akademik Chersky era uma das opções para a conclusão do projeto, mas que levaria algum tempo a preparação do navio para a operação.

Segundo a mídia, o navio já se encontra na Alemanha desde o passado mês de maio.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала