Manobras navais da OTAN comandadas de Portugal iniciam no Báltico perto da Rússia (VÍDEO)

© AFP 2023 / Daniel MihailescuNavios militares da OTAN durante exercícios navais no mar Negro perto do porto romeno de Constanta
Navios militares da OTAN durante exercícios navais no mar Negro perto do porto romeno de Constanta - Sputnik Brasil
Nos siga no
OTAN iniciou exercícios navais de grande escala com a participação de 19 países na região do Báltico perto da fronteira da Rússia.

Primeiro Grupo Naval Permanente da OTAN (SNMG1) e Primeiro Grupo de Contramedidas de Minas Permanente da OTAN irão participar dos exercícios BALTOPS, as principais manobras com foco no âmbito marítimo no Báltico.

De acordo com o departamento de relações públicas das Forças Navais de Ataque e Apoio da OTAN, entre 7 e 16 de junho forças aéreas e marítimas de 19 aliados da OTAN e nações parceiras irão participar de eventos de treinamento que incluem defesa antiaérea, combate antissubmarino, interdição marítima e operações de contramedidas de minas.

Pela primeira vez os exercícios serão comandados em terra a partir do quartel-general, localizado em Lisboa, das Forças Navais de Ataque e Apoio da OTAN (STRIKFORNATO, na sigla em inglês) através de seu novo centro de operações marítimas.

Para garantir a segurança e a saúde dos militares participantes do exercício, as manobras da OTAN BALTOPS 2020 irão ocorrer exclusivamente no mar, avança portal Defense Blog.

​[Exercícios navais] BALTOPS 2020 começam hoje [7 de junho]!

Esta precaução permite às unidades reforçarem a cooperação operacional multinacional, assegurando ao mesmo tempo que as tripulações permaneçam saudáveis e prontas para manter a segurança regional permanente.

De acordo com а comandante da Sexta Frota dos EUA, vice-almirante Lisa Franchetti, os atuais exercícios no Báltico não são uma ameaça para nenhum país e não irão levar à escalada nas relações com a Rússia.

A Frota do Báltico da Rússia monitora as manobras da OTAN BALTOPS 2020 que tiveram início ontem na referida região, informou hoje (8) o Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Rússia.

"As forças e meios da Frota do Báltico monitoram os exercícios dos EUA e países europeus BALTOPS 2020, realizados de 7 a 19 de junho na região central e do sul do mar Báltico", lê-se no comunicado.

Nações participantes incluem Alemanha, Canadá, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, França, Grécia, Itália, Portugal, Turquia, Reino Unido, Suécia, entre outras, com 28 unidades marítimas, 28 aeronaves e 3.000 efetivos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала