A mais nova fragata russa do projeto 22350, a Admiral Kasatonov, completou a parte marítima dos testes estatais e retornou ao estaleiro naval Severnaya Verf para ser verificada antes de sua incorporação à Marinha, informou no sábado (6) o serviço de imprensa do estaleiro.
Durante os testes finais no mar Báltico foram verificadas todas as características do navio, incluindo o funcionamento dos sistemas radioeletrônicos e hidroacústicos, armamentos e interação com submarinos e aeronaves.
Os sistemas de criação de alvos falsos e de interferência passiva de guerra radioeletrônica foram também submetidos a testes. Além disso, foram realizados exercícios de resgate e evacuação.
Igor Ponomarev, diretor-geral do estaleiro, diz que agora falta pouco tempo para o "evento principal", o hasteamento da bandeira da Marinha russa no navio.
"Durante dez meses, o navio passou por etapas de testes em duas frotas, a do Norte e a do Báltico, trabalhando em diferentes condições climáticas e estados do mar. A equipe de inspeção realizou, juntamente com a tripulação e os serviços de apoio à frota, uma verificação completa da fragata", detalhou.
"Agora podemos dizer com confiança que a Kasatonov é um navio oceânico moderno e poderoso, que fortalecerá a Marinha nacional".
Durante o próximo mês, será feita a manutenção dos equipamentos, inclusive da unidade propulsora, será reforçado o isolamento e revestimentos do casco e dos espaços interiores.
Características da fragata
A fragata Admiral Kasatonov foi construída no estaleiro naval Severnaya Verf, na cidade russa de São Petersburgo. As embarcações do projeto 22350 são navios de guerra multifuncionais, capazes de combater navios de superfície, submarinos e aeronaves inimigas, assim como atingir alvos terrestres e costeiros.
O navio tem um deslocamento de 5.000 toneladas, uma velocidade de até 53 km/h, alcance de navegação de 7.240 quilômetros, uma autonomia de 30 dias e uma tripulação de 170 homens.